1- Título da Atividade: JOGO DO POSICIONAMENTO
2- Tema: TOMADA DE DECISÕES (Análise, experimentação e discussão sobre as atitudes tomadas)
3- Nome da escola em que será desenvolvida: COLÉGIO ESTADUAL 20 DE JULHO
4- Público alvo
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente
5- Contextualização
É de fundamental importância que o aluno se torne um agente ativo diante da sociedade e que possa atuar frente às discussões cada vez mais presentes no dia a dia de todos.
Nosso Projeto 2010 pretende discutir questões políticas e sociais, que são capazes de transformar uma sociedade. Através desta atividade os alunos poderão posicionar-se frente a estas questões, debatendo e analisando-as com os colegas.
6- Objetivos de aprendizagem
Desenvolver o pensamento crítico;
Capacidade de análise na tomada de decisões por parte do aluno;
Expressar os motivos que o levaram a essa tomada de decisão.
Compreender que nossas atitudes podem se refletir em todos.
7- Componentes curriculares
Cidadania, política e sociedade.
8- Metodologia (atividades, estratégias e recursos da aula)
I Etapa: Levantar questões do dia a dia em sala de aula, simulando a tomada de decisões.
Ex:
Se comprariam produtos piratas?
Se exigem o troco, mesmo sendo centavos?
Se já descumpriram alguma regra ou lei?
Se já mentiram para se dar bem?
Que situações estariam de acordo? e contra?
etc... (outras questões podem surgir ao longo do debate)
II Etapa: Utilizar o jogo do posicionamento (Portal do Professor) para trabalhar questões variadas e discuti-las com os alunos.
III Etapa: Produção de textos individuais ou em duplas, e discussão dos mesmos. Seleção dos melhores textos para postagem no blog da escola. Os alunos poderão utilizar o próprio laboratório ou os classmates para digitar os textos.
9- Tecnologias utilizadas
Laboratório de informática com acesso a internet
ou
Utilização dos classmates (Projeto UCA)
10- Duração das atividades
3 aulas (50 minutos cada)
11- Conhecimentos prévios necessários
Não é necessário conhecimentos prévios.
12- Avaliação
Participação nas discussões em sala de aula e no laboratório de informática; textos produzidos.
13- Socialização da produção
Os textos produzidos pelos alunos poderão ser socializados através do blog da Escola, selecionando aqueles mais interessantes.
14- Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário