Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ATIVIDADE 3.3: PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MÍDIAS DIGITAIS CURSISTA: VERONICA CORDOVILLE TURMA: 1007 – NTERJ10 TUTOR: Júnia Ramalho

1-     Título da Atividade: JOGO DO POSICIONAMENTO

2-     Tema: TOMADA DE DECISÕES (Análise, experimentação e discussão sobre as atitudes tomadas)

3-     Nome da escola em que será desenvolvida: COLÉGIO ESTADUAL 20 DE JULHO

4-     Público alvo
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente



5-     Contextualização

            É de fundamental importância que o aluno se torne um agente ativo diante da sociedade e que possa atuar frente às discussões cada vez mais presentes no dia a dia de todos.
            Nosso Projeto 2010 pretende discutir questões políticas e sociais, que são capazes de transformar uma sociedade. Através desta atividade os alunos poderão posicionar-se frente a estas questões, debatendo e analisando-as com os colegas.


6-     Objetivos de aprendizagem

Desenvolver o pensamento crítico;
Capacidade de análise na tomada de decisões por parte do aluno;
Expressar os motivos que o levaram a essa tomada de decisão.
Compreender que nossas atitudes podem se refletir em todos.

7-     Componentes curriculares

Cidadania, política e sociedade.

8-     Metodologia (atividades, estratégias e recursos da aula)

I Etapa: Levantar questões do dia a dia em sala de aula, simulando a tomada de decisões.
Ex:
            Se comprariam produtos piratas?
            Se exigem o troco, mesmo sendo centavos?
            Se já descumpriram alguma regra ou lei?
            Se já mentiram para se dar bem?
            Que situações estariam de acordo? e contra?
            etc... (outras questões podem surgir ao longo do debate)

II Etapa: Utilizar o jogo do posicionamento (Portal do Professor) para trabalhar questões variadas e discuti-las com os alunos.






III Etapa: Produção de textos individuais ou em duplas, e discussão dos mesmos. Seleção dos melhores textos para postagem no blog da escola. Os alunos poderão utilizar o próprio laboratório ou os classmates para digitar os textos.
9-     Tecnologias utilizadas

Laboratório de informática com acesso a internet
ou
Utilização dos classmates (Projeto UCA)


10-  Duração das atividades

3 aulas (50 minutos cada)

11- Conhecimentos prévios necessários

Não é necessário conhecimentos prévios.

12-  Avaliação

Participação nas discussões em sala de aula e no laboratório de informática; textos produzidos.


13-  Socialização da produção
   
Os textos produzidos pelos alunos poderão ser socializados através do blog da Escola, selecionando aqueles mais interessantes.


14-  Referências






Nenhum comentário:

Postar um comentário