Por muito tempo as práticas educacionais (se é que podemos assim chamá-las) basearam-se em teorias e conceitos prontos. Porém, o mundo mudou, as necessidades individuais e sociais mudaram. Nosso maior desafio como educadores, é acompanhar esta mudança.
Estamos vivendo em meio a transformações, e a realidade do mundo atual exige um profissional que desenvolva sua prática baseado na interatividade, formando alunos capazes de aprender continuamente, com autonomia para buscar informações, selecioná-las adequadamente e aplicá-las em seu cotidiano.
Como educadora busco uma prática onde as trocas de idéias e de informações sejam o foco do trabalho, desenvolvendo em meu aluno um aprendizado contínuo e abrangente.
Apenas a transmissão dos conteúdos se tornou ultrapassada e ineficiente; hoje, o professor precisa estar inserido na sociedade, atendendo aos seus anseios e repensando o seu dia a dia em sala de aula. Mudar sua prática significa abrir mão de conceitos pré estabelecidos sobre a forma de ensinar e a forma como os alunos aprendem.
Mudanças nem sempre são fáceis e nem todos estão prontos para ela, entretanto, vivemos em sociedade e precisamos tomar parte de sua transformação. As exigências sociais e profissionais são cada vez maiores, e nós, profissionais da educação, não podemos ficar parados, confortáveis em meio aquilo que já conhecemos, com medo do que é novo. Se nós não mudarmos juntos, nos tornaremos obsoletos, e por que não dizer, desnecessários.
É preciso um resgate do nosso aluno, ele tem que redescobrir o sabor pela busca do conhecimento (a muito tempo esquecido) e principalmente, querer aprender sempre mais, favorecendo a uma reflexão de valores e tomada de consciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário