Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Navegação à deriva"

É possível percorrer longos caminhos em uma “navegação à deriva”. Observo muito o meu pai, em sua mais nova paixão que é a internet... Ele navega verdadeiramente, viaja dentro de sites em uma busca incessante por coisas novas e interessantes... Fica horas como um verdadeiro “descobridor dos sete mares” e costuma se afastar bastante da “costa”, mas até que consegue encontrar o caminho de volta à terra firme.

         Eu, particularmente, prefiro navegar com um roteiro, com as coordenadas já estabelecidas, talvez por conta do tempo corrido e dos objetivos a alcançar, porém, considero que “navegar à deriva” possa trazer ganhos, pode sim ser utilizado como mais uma ferramenta para a busca por conhecimento e não apenas como um passatempo. Uma simples pesquisa pode se tornar um grande banco de informações e responder a questionamentos que antes não existiam. Saber aproveitar o que a internet nos fornece de bom também é um aprendizado, é preciso filtrar muitas informações e muitas vezes ter cuidado por onde se navega (afinal, o mar pode não estar para peixe!).

         Costumo utilizar o Google para pesquisas mais simples ou sites que me auxiliam em minha área de atuação, biologia e química. Utilizo muitos materiais e até levo para meus alunos, já que muitos até disponibilizam as aulas. Mas, não costumo me perder na net, determino meu ponto de partida e meu ponto de chegada. Afinal, tempo é uma coisa que é bem curta para a maioria de nós educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário