No mundo atual nos deparamos com um excesso de informações e a necessidade de seleção dessas informações. O hipertexto vem permitir um melhor desempenho nesta seleção de informações.
Na década de sessenta, Theodore Nelson, criou o termo hipertexto para denominar o formato digital de textos, ao qual se agrega outros conjuntos de informações através de referências específicas, os hiperlinks. Estes links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal.
Apesar de o acesso a internet facilitar o uso e leitura destes textos, não é apenas nela que este modelo de organização se manifesta. Podemos observar este modelo também nos livros convencionais, para facilitar a compreensão de cada capítulo, sem que se perca a essência do todo. Porém, o termo é muito mais apropriado para o meio digital.
O hipertexto permite uma maior interatividade, auxiliando na aquisição e assimilação do conhecimento, graças a sua forma de organização em rede. Proporciona uma facilidade maior de acesso as informações e utilização das ferramentas.
Segundo Maria Helena Dias, em “O hipertexto no contexto educacional”: “... O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor de hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facilitado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.”
Quando cuidadosamente planejado, o uso do hipertexto como ferramenta de ensino pode proporcionar um ambiente de descoberta, onde o leitor participa ativamente do processo de construção do conhecimento. Através da navegação, vamos encontrar sites, palavras sublinhadas, ícones e outros meios que nos levam a uma verdadeira viagem pela leitura, onde decidimos o rumo e o destino.
A influência destas novas tecnologias demanda mudanças na escola que são inevitáveis. Assim como foi a disseminação da tecnologia da escrita que provocou profundas transformações na prática educacional, ocorre o mesmo com o hipertexto, cada vez mais popularizado e ganhando significado educativo.
A escola precisa buscar alternativas pedagógicas, onde os alunos e professores aprendam juntos, implicando em uma nova forma de ler e escrever. Lina Morgado diz que: “... o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo”, além disso, torna possível a interdisciplinaridade, eliminando as fronteiras que separam as diversas áreas do conhecimento.
REFERÊNCIAS:
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa Salgado e Ana Lúcia Amaral. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC – Guia do Cursista – MEC/SEED – Brasília 2008
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