1. Título da aula: Bioética e Reprodução Humana
2. Autor (es): Andrea da Silva Castagini, Eziquiel Menta, Suelem Fernanda Machado – Curitiba
3. Público-alvo: Ensino Médio
4. Disciplina envolvida: Biologia
5. Descrição da aula:
O tema da aula foi a transmissão da vida, ética e manipulação genética, procurou levar o aluno a identificar as formas de reprodução humana assistida e refletir sobre os impactos bioéticos de determinadas formas de reprodução assistida.
A atividade levou o aluno à construção do próprio conhecimento, através da construção de mapas conceituais desde sua produção e finalização, este mapa foi produzido no laboratório de informática, para que a cada construção de conceitos, os mesmos pudessem ser inseridos rapidamente.
A contextualização ficou por conta da leitura e discussão de textos disponíveis na internet; o resultado deste debate foi registrado pelos alunos em um blog, especialmente criado para este fim. Outras pesquisas foram propostas a partir da problematização e ainda estudo de casos. Os recursos como computadores com acesso à internet e vídeos foram explorados.
6. Avaliação:
Aconteceu através da análise da participação dos alunos nos debates e produções – problematizações e mapas conceituais. O resultado final do trabalho e observação da construção do conhecimento por parte do aluno “deve” ficar claro na elaboração dos mapas, nenhum conceito deve ficar de fora.
7. Referências:
O trabalho apresenta referências, desde aquelas cujos recursos são para a construção dos mapas conceituais (webgrafia), até leituras que serão fundamentais para os debates e problematizações.
8. Análise Crítica.
Foi muito difícil selecionar uma atividade apenas, nunca havia entrado no “portaldoprofessor” e fiquei encantada. As aulas de uma forma geral são bem simples e ao mesmo tempo dinâmicas e enriquecedoras.
A atividade escolhida por mim envolve um tema que é bastante interessante para o aluno, eles tem curiosidade e facilmente, qualquer problematização, pode levá-los ao debate e busca por respostas. Selecionar adequadamente o tema é muito importante para uma aula dinâmica e envolvente.
Os recursos tecnológicos, basicamente do laboratório de informática, foram bem explorados e a idéia de construir mapas conceituais é bastante interessante, acredito que pode levar os alunos a organizar seus pensamentos e ainda não “perder” conceitos importantes a serem compreendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário