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quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ATIVIDADE 2.3 A: PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO CURSISTA OU GRUPO: VERONICA CORDOVILLE TURMA: 1007 – NTERJ10 TUTOR: Júnia Ramalho


1-   Título da Atividade: EFEITO DO USO DE ANABOLIZANTES NA ADOLESCÊNCIA


2-   Tema: SAÚDE


3-   Nome da escola em que será desenvolvida: COLÉGIO ESTADUAL 20 DE JULHO


4-   Público alvo: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO



5-   Contextualização

Sabemos das conseqüências desastrosas para um jovem do uso indiscriminado dos esteróides anabolizantes, cada vez mais presentes nas academias e entre os amigos. O adolescente passa por um momento de autoafirmação em seu grupo através de uma imagem corporal que julgam ser a mais interessante, um corpo bem trabalhado, o que tem feito com que os mesmos busquem alternativas maléficas para que seus resultados sejam alcançados de forma imediata no ganho de massa muscular e definição.
Debater e sensibilizar os jovens nas questões que envolvem as drogas através de um produto cada vez mais consumido pode ajudar a levantar estas questões não apenas para uma turma, mas para toda a escola.
Aproveitando o momento de questionamento e interesse por parte de alguns alunos da turma, o tema deve ser considerado relevante e indispensável em sala de aula, não só nas aulas de biologia e química, mas também em outras disciplinas como educação física e sociologia.

6-   Objetivos

- Construir seus próprios conhecimentos a respeito do tema;
- Debater as conseqüências do uso indiscriminado desses produtos para a saúde do adolescente;
- Rever a imagem corporal que cada um tem de si mesmo e discutir os padrões atuais de beleza;
- Travar um diálogo mais aberto entre alunos e professores;
- Saber escolher o caminho mais correto e saudável para suas vidas;
- Organizar um material informativo para a comunidade escolar e suas conseqüências negativas à saúde e ao convívio social.


7-   Metodologia (desenvolvimento)

Atividade 1: Levar os alunos para o laboratório de informática para que realizem uma pesquisa livre sobre ESTERÓIDES ANABOLIZANTES, eles poderão navegar no wikipédia e fazer uso do hipertexto sobre o tema http://pt.wikipedia.org/wiki/Esteroide_anabolizante
Após este primeiro momento, pedir que os alunos montem um texto em grupo.
Apresentar um vídeo com a definição médica sobre anabolizantes: http://www.youtube.com/watch?v=MhpSjc-hiYo

Atividade 2: Iniciar um debate com os alunos sobre o tema e sobre a imagem corporal para o jovem. É importante que todos os alunos possam participar do debate e apresentar o vídeo sobre intoxicação através de anabolizantes:

Atividade 3: Levantar com os alunos sobre o conhecimento da função dos órgãos do corpo humano como: fígado, pâncreas, coração e outros. Montar um quadro com as conseqüências dos anabolizantes para o funcionamento desses e outros órgãos do corpo humano. Apresentar o 3º vídeo com orientações gerais sobre anabolizantes, inclusive com críticas sobre a sua utilização:
http://www.youtube.com/watch?v=soU5ZGEHa3c e encerrar a aula com a opinião dos alunos sobre o tema discutido. Buscar imagens e vídeos que mostrem as conseqüências (google).

Atividade 4: Montar folder, jornal, vídeo e outros meios para divulgação do trabalho de pesquisa e conclusões dos alunos. Divulgar para toda a escola o trabalho realizado.



8-   Tecnologias e mídias utilizadas

Laboratório de informática: computadores com acesso à internet
Vídeos

9-   Tempo

8 tempos de aulas (50 min cada)

10-                     Conhecimentos prévios necessários

Não há necessidade de conhecimentos prévios.


11-                     Avaliação

A avaliação poderá acontecer ao longo do processo, analisando-se a participação dos alunos em todo o processo de pesquisa e discussão, finalizando com o material produzido pelos alunos.

12-                     Socialização da produção

O material produzido poderá ser apresentado na feira do conhecimento ou mesmo em um momento destinado a este fim.

13-                     Referências





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